Atualmente, a internet está cheia de empresas oferecendo algo e clientes procurando produtos e serviços e pesquisando informações. Nesse meio, não basta apenas ter um site ou um canal em uma rede social e achar que sua empresa será vista, é preciso muito mais, é preciso um site profissional.

Desenvolver um trabalho de site profissional de uma empresa não é fácil, mas é possível e os resultados são bastante visíveis nos seus relatórios finais.

O que é um site profissional exatamente?

Ter um site profissional é colocar sua empresa na internet. Construir estratégias para que a imagem da sua empresa seja agregada a um valor.

Trata-se de um conjunto de ações para que sua marca se fortaleça no ambiente web, sendo vista e encontrada facilmente pelo seu público-alvo como uma empresa referência na área em que atua. É por isso que esse não é um trabalho tão simples, pois a presença é construída com tempo e depende da credibilidade que a empresa passa e da experiência dos consumidores.

Quais as vantagens de um site profissional para uma empresa?

Está em dúvida se vale a pena investir em um site profissional para sua empresa? Veja as principais vantagens dessa prática:

  • Facilidade em ser encontrado por novos clientes;
  • Aumento da credibilidade e reputação da empresa;
  • Auxilia na fidelização dos clientes atuais;
  • Divulgação dos trabalhos desenvolvidos;
  • Crescimento da empresa pela valorização da marca;
  • Desenvolvimento de ações de marketing a um custo mais baixo;
  • Expansão da visibilidade da sua empresa para um público maior;
  • Maior interação com seus clientes e, assim, melhor compreensão sobre seus perfis.

Como uma empresa pode conquistar presença online através de um site profissional?

A presença é construída por meio de estratégias de marketing digital, veja as principais:

Site responsivo

O site é o primeiro passo para a construção da presença online, no entanto, é importante que ele tenha um layout responsivo, do tipo que se adapta a qualquer formato de tela. As pessoas estão cada vez mais acessando a internet por smartphones, então, não negligencie esse público.

Além disso, sites responsivos estão ranqueando melhor nos resultados de buscas do Google, afinal, eles oferecem uma melhor experiência de navegação aos usuários.

Produção de conteúdo

Dentro do seu site, crie um blog para oferecer conteúdo de qualidade, relevante e informativo ao seu público. Procure desenvolver pautas que não apresentem sua empresa — para isso, tem as páginas —, mas que ofereçam uma solução ao seu público.

Artigos do tipo listas (x coisas, x dicas, etc.) e do tipo tutorial (como fazer, como conseguir, etc.) são bastante procurados nos mecanismos de buscas. Explore essa possibilidade de acordo com o segmento da sua empresa.

Redes sociais

Muitas redes sociais oferecem espaço e funcionalidades exclusivas para empresas, então use isso a seu favor. Elabore um perfil empresarial que represente os ideais da sua empresa, crie um cronograma de postagens e, assim como os artigos de blog, desenvolva posts que ofereçam soluções para seu público.

Acompanhe os relatórios de desempenho dos canais oferecido pelas próprias redes sociais e não descarte a possibilidade de fazer campanhas pagas para conseguir maior alcance de público.

Vídeos

Os vídeos na web estão com a popularidade em alta e você pode colocá-los no seu site, no YouTube e nas redes sociais. Não é preciso investir em grandes produções, mas boa imagem e áudio são essenciais. Há muitas formas de explorar conteúdos em vídeos, do tipo institucional, tutoriais, de dicas, informativos, entrevistas, depoimentos etc. Crie de acordo com o que sua empresa tem a oferecer.

A dica é criar vídeos com durações diferentes, por exemplo, você pode de um mesmo tema fazer uma produção mais completa para clientes que já demonstraram interesse ou que já exista um relacionamento com a empresa e versões reduzidas para atrair novos clientes e, principalmente, para as redes sociais.

Há outras práticas que podem complementar essas citadas para fortalecer ainda mais a sua empresa na internet, no entanto, é importante consultar um profissional de marketing digital ou uma agência de web design especializada como a The Kame. Esse não é um trabalho simples e um bom planejamento com estratégias certeiras é fundamental para refletir nos seus resultados.

 

Artigo publicado e desenvolvido por: sigu mkt digital